Informações Técnicas |
VENENO JIMOCUPIM INCOLOR 900ML
CUPINICIDA PRONTO PARA USO, PARA TRATAMENTO DE MADEIRA SECA
JIMO CUPIM além de inseticida, é um preventivo eficaz contra manchas de origem fúngica e mofos. É fornecido pronto para uso, devendo ser usado em madeiras secas ou em madeiras com um teor máximo de 25% de umidade relativa.
Como o produto é insolúvel em água, sua ação defensiva não diminui, mesmo quando a madeira permanece ao rigor do tempo. A durabilidade de madeira com o tratamento é, em geral, aumentada de três a cinco vezes.
O JIMO CUPIM é recomendado, não só para a aplicação em móveis, assoalhos, parquetes, portas, janelas e todo o madeiramento usado em construções, como também para postes, moirões, estacas, cercados, galpões e demais partes de madeira usadas em Propriedades rurais.
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO
Composição Jimo Cupim Incolor:
Cipermetrina. .0,1%p/v
Tribromofenol . 2,5%p/v
Solvente qsp. .100%
Aparência Jimo Cupim Incolor: líquido de cor castanho claro.
Solubilidade Imiscível em água e miscível em praticamente todos os solventes derivados do petróleo.
Estabilidade Estável em condições normais. Evitar o contato com oxidantes fortes e ácidos.
Densidade Jimo Cupim Incolor: 0,750-0,850 g/cm3
pH Não se aplica.
INDICAÇÕES DE USO
JIMO CUPIM pode ser aplicado por imersão, pincelamento ou pulverização. A aplicação com pincel ou pulverizador é indicada quando não há necessidade de impregnação profunda dos tecidos lenhosos. Não deve ser aplicado sobre madeira envernizada, pintada ou encerada, pois o acabamento dificulta a penetração do imunizante. Caso a madeira a ser tratada já apresente algum tipo de acabamento, recomenda-se sua remoção com lixa ou removedor, antes da aplicação de JIMO CUPIM.
CONSUMO MÉDIO
O rendimento depende do tipo de madeira a ser tratada. Para madeiras de até uma polegada, o rendimento básico por litro do produto varia de 3 a 5 m2, tratando-se de madeira bruta e de 8 a 10m2, tratándo-se de móveis, parquetes, etc., sendo uma demão suficiente para a imunização. Para madeiras de maior espessura, duas ou mais demãos são necessárias, em todas as faces da madeira.
Imersão
O tratamento com JIMO CUPIM por imersão é, sem dúvida, o mais eficaz e por isso, o mais indicado quando há necessidade de retenção maior do produto na madeira. É o método mais aconselhável no caso de dormentes de rede ferroviária, postes de telecomunicações, moirões, estacas, cercados, etc., em que a madeira, além de sujeita ao rigor dos intempéries, fica parcialmente em contato com o solo.
Para a imersão é nessessário um tanque dimensionado de acordo com o material a ser tratado e, a fim de evitar perdas do imunizante, é aconselhável a instalação de uma calha de drenagem para recolher e reaproveitar o excesso de produto que escorrer da madeira tratada.
A duração do banho depende da porosidade da madeira. Em geral, poucos segundos ou alguns minutos de imersão são suficientes.
Quando a madeira ficar exposta ao rigor do tempo e em contato parcial com o solo, sem dúvida o tratamento por imersão é o mais indicado. Havendo porém dificuldades em instalar um tanque grande, adequado ao comprimento total da madeira, pode ser feito um pincelamento total e, decorrido o período de secagem, fazer uma dupla impregnação das zonas mais vulneráveis ao apodrecimento, que são em geral as extremidades. O tratamento das partes menos resistentes, pode ser feito pelo pincelamento repetido ou pela
imersão apenas das extremidades. Também no processo por imersão, o rendimento está diretamente ligado ao tipo de madeira banhada. O consumo, no entanto, varia dentro dos limites dos processos anteriores.
Pincelamento
Quando não há necessidade de impregnação profunda dos tecidos lenhosos, a aplicação da solução de JIMO CUPIM com um simples pincel é suficiente para a preservação da madeira. Neste caso, uma demão é normalmente suficiente. O rendimento básico por litro de produto, varia de acordo com a espessura e o tipo de material tratado, segundo as indicações de rendimento anteriormente citadas.
Pulverização
A aplicação com pulverizador é mais rápida do que por pincelamento. É, como na operação anterior, suficiente para os casos em que não há necessidade de absorção mais profunda do preservativo. O rendimento básico por litro situa-se nos limites indicados na técnica de pincelamento.
CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE
O produto é altamente tóxico a organismos aquáticos e persistente no meio ambiente. Evitar a contaminação ambiental – Preserve a natureza. Não utilizar equipamentos com vazamentos. Utilizar o produto somente nas doses recomendadas. Seguir as instruções do rótulo. É proibida a aplicação deste produto perto de áreas alagadas ou sujeitas a inundações, por causar danos ao meio ambiente.
Não lavar as embalagens ou equipamentos aplicadores em lagos, rios ou outros corpos d'água. Em caso de acidente, seguir corretamente as instruções do rótulo.
DESTINO FINAL DE EMBALAGENS E SOBRAS DE PRODUTO
Não reutilizar a embalagem vazia. É proibido enterrar em |